Um agricultor foi morto e outro ficou ferido na madrugada desta quinta-feira (28), em Buerarema, no sul da Bahia. A suspeita é que a morte tenha ocorrido em meio a conflitos com índios, frequentes na região.
O assassinato de um fazendeiro identificado como José Carlos foi confirmado pela Polícia Civil, que ainda não divulgou detalhes sobre as circunstâncias do conflito. Ele foi morto a tiros dentro da própria fazenda.
O agricultor que ficou ferido, identificado como Gilvan, está internado em estado grave no Hospital de Base, na cidade vizinha de Itabuna, após ter sido atingido por golpes de facão.
O presidente da Associação de Pequenos Agricultores de Uma, Ilhéus e Buerarema, Abiel Santos, afirma que as fazendas foram invadidas por um grupo de índios que saquearam sacas de cacau. Uma das fazendas teve a plantação incendiada.
Ele diz que os índios romperam um acordo e voltaram a invadir fazendas na região.
A polícia, porém, também suspeita de que os agricultores estão plantando em terras indígenas. Caso seja confirmado que a área do conflito era demarcada, a Polícia Federal irá assumir as investigações.
A região de Buerarema é palco de um conflito histórico entre índios e fazendeiros e já recebeu reforço de homens da Força Nacional em 2012 e 2014.
Há pelo menos um ano, foi firmado um acordo entre fazendeiros e indígenas para cessar as ocupações e os atos de violência até que houvesse uma decisão final da Justiça sobre o conflito de terras da região.
O acordo foi firmado após um agricultor ter sido assassinado em um assentamento em fevereiro de 2014.
Como Bolsonaro se prepara para reagir ao indiciamento por suposto golpe
Corte de gastos do governo: quais as medidas que Haddad pode anunciar nesta quarta
Mentor do golpe ou quem o impediu: as narrativas em torno de Bolsonaro após indiciamento
“Era atendimento religioso”, diz defesa de padre indiciado com Bolsonaro
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião