Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Norte Pioneiro

Agricultores acampam em frente de fazenda de Abelardo Lupion

Pelo menos 300 agricultores da Via Campesina acamparam nesta segunda-feira (18) nas imediações da Fazenda Santa Rita, em Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro), de propriedade do deputado federal Abelardo Lupion. O grupo não tem prazo para deixar o local.

A ação, segundo os agricultores, tem o objetivo de denunciar suposta corrupção do agronegócio, na qual Lupion seria um dos principais articuladores. A Via Campesina pede a sua cassação e aponta diversas irregularidades. O deputado nega as denúncias e alega perseguição política. Ele preside a Comissão de Agricultura da Câmara Federal.

Segundo Diego Moreira, um dos coordenadores da Via Campesina, há duas representações contra Lupion na Câmara Federal pelas irregularidades. "Ele faz lobby para o latifúndio e recebe por isso", afirmou. Ele citou ainda um inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar crime eleitoral, de caixa 2, na eleição de 98. O líder camponês também colocou em dúvida uma transação realizada por ele com um banco, que também seria fruto de lobby.

Por sua vez, o deputado Abelardo Lupion rebateu as denúncias. "As duas representações foram negadas, por total falta de fundamento. Estou processando o jornalista (de Brasília) que fez as matérias que deram origem ao caso, cuja matéria fala na compra de uma fazenda sub-avaliada. Tenho documentos que provam o contrário".

A assessoria do deputado informou que os advogados de Lupion já haviam ingressado na Justiça com um pedido de interdito proibitório, para se prevenir de uma possível invasão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.