Agricultores bloquearam o trânsito na PR-163, em Santa Tereza do Oeste, região Oeste do Paraná, em protesto contra as invasões de terra pelos movimentos de trabalhadores sem-terra. Tratores e caminhões foram colocados em um trevo da rodovia, próximo a uma área da Syngenta que foi invadida recentemente.
O protesto pacífico, promovido pela Sociedade Rural do Oeste (SRO), irá até as 17h30 com a liberação de veículos a cada 30 minutos. As filas que se formam durante os bloqueios atingem cerca de três quilômetros, segundo o sargento Ornélio, do posto da Polícia Rodoviária Estadual em Lindoeste.
Este não é o primeiro protesto promovido por agricultores da região Oeste. No último dia 13 de setembro a SRO bloqueou o transito na BR-369 durante 4 horas. A primeiras das manifestações da SRO aconteceu no dia 4 de setembro em Céu Azul, também na região Oeste. Um grupo de aproximadamente 100 famílias de trabalhadores sem-terra ocupou um trecho às margens da BR-277, entre Foz do Iguaçu e Candói.
Os agricultores querem pressionar o governo do Paraná para que agilize o cumprimento de reintegrações de posse em fazendas invadidas. "Não é possível mais conviver pacificamente com esse clima de terror instalado no campo", disse o presidente da SRO, Alessandro Meneghel.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora