Agricultores da região Oeste do Paraná realizam dois protestos nesta quinta-feira (11) em diferentes cidades da região para mostrar descontentamento com uma resolução que determina o emplacamento de máquinas agrícolas com possível cobrança de impostos dos proprietários das máquinas a partir de 2015. Os veículos dos agricultores foram colocados na pista para realizar os bloqueios.
Os dois protestos, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) eram previstos, pois a polícia foi avisada com antecedência por meio de ofício enviado pelos produtores rurais organizados nas manifestações.
Um dos protestos, por volta das 11h30, já havia sido encerrado na PR-495, em Santa Helena. Segundo a PRE, foram cerca de duas horas de bloqueio, que não foi total. Os manifestantes abriam a rodovia a cada dez minutos para a passagem de veículos e depois retomavam o protesto.
Na cidade de Missal, na PR-497, o bloqueio ocorre da mesma forma e deve durar até as 18 horas.
CCJ do Senado aprova projeto que derruba a exigência
Em votação na quarta-feira (10), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou o projeto de decreto legislativo do senador Blairo Maggi (PR-MT) que determina o fim da resolução que obriga o emplacamento de maquinário agrícola.
A determinação foi publicada em 2012 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O temor dos agricultores é de que a medida traga custos para os produtores rurais.
o projeto agora segue ao Plenário da casa, com pedido para votação em regime de urgência aprovado na CCJ.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora