A segunda câmara de armazenamento de água do Reservatório São Francisco, em Curitiba, estará aberta à visitação hoje e amanhã. Esta é a última chance de o público percorrer as galerias centenárias, com seis metros de altura e capacidade para armazenar 5 mil metros cúbicos de água. Construída em maciço de pedra, a câmara foi esvaziada para lavagem e passará por processo de impermeabilização, para evitar infiltrações.
Em outubro, a câmara número 1 passou pelo mesmo processo. Em dois dias de visitação, cerca de 250 pessoas percorreram a galeria. No passeio, os visitantes podem observar o sistema estrutural do reservatório construído em formato de abóbadas, técnica usada desde as antigas civilizações. Outra curiosidade são as cúpulas e arcadas feitas em tijolo, alvenaria e pedras esculpidas à mão.
O mais antigo
O São Francisco é o reservatório de água mais antigo da cidade. Começou a ser construído em 1904 e foi inaugurado em 24 de agosto de 1908. Atualmente, atende cerca de 200 mil pessoas de 16 bairros de Curitiba.
Serviço:
A Sanepar informa que as visitas devem agendadas pelo telefone (41) 3330-7324. Para hoje, os horários são das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Amanhã, as visitas podem ser feitas das 9 às 12 horas.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião