O trânsito deve ser normalizado na BR-277, sentido Litoral do Paraná, nesta quinta-feira (21), após dois dias de bloqueio parcial no quilômetro 35 devido a um acidente que causou derramamento de óleo naval no trecho. A concessionária já terminou a limpeza na pista, mas ainda precisa fazer a retirada do produto nos arredores da rodovia e no em um rio, que foi atingido pelo produto.
A concessionária relata que mesmo com o término da primeira parte do trabalho, na limpeza das faixas, o bloqueio parcial foi mantido para dar segurança à equipe que atua no local. Com a restrição em uma das faixas, os motoristas reduzem a velocidade e o risco de acidentes é menor.
O caminhão tombou na manhã de terça (19) e chegou a provocar bloqueio total da via das 7h30 às 11 horas. Depois disso, o fluxo foi liberado e segue em meia pista no quilômetro 35 há mais de 48 horas. Mesmo assim, segundo a Ecovia, não há lentidão na região.
IAP
Em nota, divulgada nesta quarta-feira (20), o Instituto Ambiental do Paraná informou que monitora os danos causados pelo acidente. A estimativa é de que 45 mil litros de óleo tenham vazado e atingido a área de mata próxima ao local do acidente e o Rio Canhambora que deságua no Rio Sagrado.
O instituto diz que ainda não tem uma estimativa sobre o valor do auto de infração devido aos impactos gerados. "É preciso aguardar o término dos trabalhos para retirada e contenção do vazamento do material poluente, além dos resultados das análises laboratoriais", finaliza o documento.