Um grupo de nove presos da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) conseguiu fugir na madrugada desta terça-feira (19). Para escapar, os detentos serraram as grades de uma das celas, escalaram a parede e os muros usando uma corda feita de lençóis. Logo após a constatação da fuga, policiais militares iniciaram buscas. Dois presos foram recapturados com auxílio de agentes penitenciários ainda no pátio da unidade penal. Os demais fugiram em direção de uma extensa lavoura que há nas proximidades do estabelecimento.
O Departamento Penitenciário (Depen) informou que será aberto um processo administrativo para apurar a fuga. Segundo o órgão, os presos conseguiram fugir após serrarem a portinhola de uma cela e abrirem uma galeria onde estavam 36 detentos. Os agentes penitenciários de plantão conseguiram evitar uma fuga em massa, mas mesmo assim nove conseguiram escapar, porém, dois foram recapturados ainda no interior da unidade. Até as 15 horas desta terça-feira, os outros sete continuavam foragidos.
A PEC está passando por um processo de reforma por causa da destruição de boa parte de suas galerias durante uma violenta rebelião em agosto de 2014 que deixou um saldo de cinco presos mortos e 25 feridos. De acordo com dados do Portal da Transparência Carcerária da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), o presídio abriga 321 detentos.
PF prende Braga Netto por ordem do STF
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
De comandante a detido no Comando Militar do Leste: a trajetória de Braga Netto
“Plano B” de Eduardo expõe ruídos da direita em manter Bolsonaro como único candidato para 2026
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora