Ainda há muitos focos de incêndio na cidade de Marcelândia, em Mato Grosso, onde mais de cem casas, lojas e serrarias foram destruídas pelo fogo. E não há previsão de chuva. Água, só dos aviões da Defesa Civil.

CARREGANDO :)

O fogo agora vem da floresta. Dezenas de focos de queimada se espalham pela mata. Dentro de Marcelândia, os incêndios se concentram nos pátios das madeireiras, nas montanhas de serragem depositadas a céu aberto.

Equipes da Defesa Civil e dos bombeiros identificam os pontos mais críticos. Depois entram em ação os aviões agrícolas, que lançam água sobre os incêndios.

Publicidade

Quem mais sofre com a péssima qualidade do ar são os idosos e as crianças. O filho de Assis chegou ao hospital com febre e sangramento no nariz. "Poeira, fumaça. Ele está sangrando no nariz, muita febre, muito pó na cidade".

A destruição na cidade das madeireiras impressiona. O sindicato das serrarias calcula prejuízos de R$ 10 milhões. A fábrica de portas e janelas do comerciante Valdir Carlos veio abaixo, o fogo queimou toda a madeira que estava no pátio e derrubou o barracão.

"Aproximadamente prejuízo de R$ 500 mil. Máquina, as residências dos funcionários queimaram todas, matéria-prima e dez famílias que hoje estão desamparadas".

Nesta sexta, Dona Zuleide voltou à casa onde morava. "Aqui era a cozinha, aqui meu quarto, lá a geladeira. Não deu pra tirar nenhuma agulha, nada, porque foi muito rápido".

Para o desempregado Juarez Tenório, o prejuízo foi dobrado. Ele perdeu a casa e o emprego. A serraria onde trabalhava também foi destruída. "Rapaz, eu vou te falar. Só Deus mesmo pra me ajudar, porque eu estou desesperado. Eu tenho minha família, dois filhos para tratar. Eu estou na casa dos outros. Você sabe que na casa dos outros aguentam você dois, três dias só. E daí eu vou parar aonde?"

Publicidade

Um cenário de destruição. Os funcionários da madeireira não tiveram tempo de tirar nada. No local, quatro casas foram destruídas pelas chamas. Uma única escapou por milagre.

A dona de casa Maria dos Santos não consegue esquecer os momentos de pânico que passou. "O fogo entrava pela janela, passava pela porta e lambia tudo, saía lambendo a beirada da casa".sonora maria

A família de oito pessoas conseguiu fugir em meio às chamas. E, quando retornou para ver os estragos, teve uma surpresa: a casa estava em pé. "Deus foi tão bom que ele colocou a mão e minha casa não queimou", agradeceu Maria.