Dois hospitais de campanha devem ser montados em Jacuípe e Santana do Mundaú, dois dos municípios mais atingidos pela chuva, em Alagoas. Segundo nota publicada pela agência de notícias do governo estadual, nesses locais há "centenas de desaparecidos". Equipes de médicos e enfermeiros do Rio de Janeiro devem chegar a Alagoas nesta segunda-feira (21) para trabalhar nas duas unidades.
No total, 21 municípios foram prejudicados e 15 estão em situação de calamidade pública, de acordo com decreto publicado no "Diário Oficial" do estado. A Defesa Civil confirmou 19 mortes. Cerca de 70 mil pessoas foram afetadas. Mais de 4,1 mil casas foram destruídas.
A Secretaria de Estado da Comunicação informa que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deve levar alimentos, roupas, colchões e outros donativos fornecidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.
O abastecimento de água e o funcionamento das linhas férreas também foram comprometidos. O governador Teotônio Vilela informou que 70% das linhas da Transnordestina foram destruídas e terão de ser refeitas.
Unidades de captação, tratamento e distribuição de água foram inundadas. Os municípios mais atingidos foram Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Minador do Negrão, Igaci, Quebrangulo, Capela, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino e Jacuípe. A Casal, companhia de saneamento do estado, informou que os equipamentos danificados devem voltar a operar em 15 dias, mas o prazo para recuperação dos sistemas deve ser maior.
Há cidades que estão sem energia elétrica e sem celulares, pois as torres foram danificadas.
Carros-pipa de usinas que ficam no estado devem ser usados na limpeza das áreas que foram tomadas pela lama.
Pernambuco
Em Pernambuco, a Defesa Civil confirmou 12 óbitos provocados pela chuva desde a semana passada. No estado, 53 municípios relataram danos. Treze decretaram situação de emergência. Cerca de 40 mil pessoas tiveram de deixar suas casas e seguiram para abrigos públicos e residências de amigos e parentes. O governo anunciou a liberação de R$ 50 milhões que devem ser usados na reconstrução das cidades atingidas.
Ajuda federal
No programa de rádio "Café com o presidente", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ajuda aos dois estados. "Eu mandei para Pernambuco e Alagoas os ministros dos Transportes, das Cidades e da Integração, para que eles possam ver o que deveremos fazer. Conversei com o governador de Alagoas, com o governador de Pernambuco. Certamente eles irão à Brasília para que a gente faça uma medida provisória para liberar recursos. A chuva foi muito pesada. Em Alagoas, o governador me avisou que tem mil pessoas desaparecidas", disse o presidente.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora