São Paulo O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, afirmou ontem que as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que elevou o tom de seus ataques à oposição, citando inclusive o nazismo para responder ao PFL, não passam de "bravata".
"Olha, é bravata, não passa disso. Na realidade, quando (Lula) fala em ética parece piada." Alckmin disse ainda que tem respeito pelas pessoas, mas deixou claro que tem "ódio e nojo" de corrupção e incompetência.
Em discurso de improviso em Florianópolis (SC), no fim de semana, o presidente referiu-se diversas vezes ao "ódio" dos adversários à sua gestão, pedindo aos petistas que levantem a cabeça e reajam aos "desaforados" da oposição, que a seu ver estaria desesperada.
"Não têm dados comparativos para disputar conosco. Mas eles (adversários) são desaforados. Eles resolveram vender a idéia que eles são éticos, e nós não somos éticos. Não levaremos desaforo para casa", disse Lula.
Eleições
O candidato tucano disse ainda que espera melhorar os índices de intenção de votos nas pesquisas a partir da veiculação do horário eleitoral gratuito.
Segundo ele, as últimas pesquisas indicam que sua candidatura tem a adesão de 170 mil eleitores a cada dia. "Já estamos com quase 30% dos votos, ainda com um nível de conhecimento (da candidatura) baixo." Durante o corpo-a-corpo do tucano no Mercado Municipal, Alckmin foi aguardado por pessoas que o cobraram mais força na campanha.
O estudante Marcos Colonello, 21, falou a Alckmin que sua campanha está fraca. "As pessoas educadas e esclarecidas têm conhecimento da candidatura, mas o povo não", disse Colonello.
O tucano respondeu que a campanha deve ter um tom mais duro a partir de 15 de agosto, quando começa o horário eleitoral em rádio e tevê.
Alckmin disse ser contra a convocação pela CPI dos Sanguessugas do ex-ministro José Serra (Saúde), candidato tucano ao governo de São Paulo. "Não tem nada, nenhum indício, que justifique a convocação."
O relator da comissão, senador Amir Lando (PMDB-RO), decidiu ontem estender as investigações da CPI ao Executivo, inclusive com a convocação dos ex-ministros e assessores da pasta.
Uma sub-relatoria será criada para cuidar do assunto e caberá ao parlamentar indicado para dirigir as investigações definir quais ex-ministros serão convocados.
Durante a caminhada no Mercado Municipal, Alckmin esteve acompanhado de vereadores do PSDB e PFL.
O tucano pagou R$ 41 de sanduíches, pastéis e refrigerantes aos vereadores e foi embora num táxi.