Ontem foi dia de alegria para 15 crianças e adolescentes internados no Hospital Erasto Gaertner. Emília, Dona Benta e Visconde de Sabugosa foram visitar os pacientes que sofrem de vários tipos de câncer. Os personagens estão em Curitiba para a apresentação do musical Sítio do Picapau Amarelo que será apresentado hoje e amanhã no Teatro Positivo.
Mesmo com alguns empecilhos impostos pelo tratamento, como soro e cuidados para entrar em contato com a luz do flash da câmera fotográfica, os pacientes não deixaram de aproveitar a visita e dar risadas com as brincadeiras da turma do sítio. A psicóloga responsável pelo serviço de pediatria do hospital, Iolanda Galvão, explica que esse tipo de atividade faz bem para eles porque é uma forma de levá-los para um contexto social do qual estão fora temporariamente. "Eles conseguiram, por um momento, desfocar da doença e se divertir normalmente. Isso é muito saudável", explica.
Nos leitos, os jovens viram parte do elenco da peça fazer brincadeiras, piadas e contar um pouco sobre o espetáculo. A atriz que interpreta Emília, Mariana Elisabethsky, se emocionou ao conhecer o hospital e o trabalho que ele realiza. "Quando soube que eram crianças com câncer, fiquei um pouco ansiosa. Mas fomos muito bem recebidos e todos adoraram. Afinal, criança é criança independentemente do estado de saúde em que ela se encontre", comenta.
O personagem que mais causou agitação nos pacientes foi o Visconde de Sabugosa, pela caracterização mais colorida. Para não assustar as crianças, a primeira a entrar nos quartos foi Dona Benta, interpretada pela atriz Suzana Borges. Ela conta que foi uma sensação ímpar e que se sentiu muito feliz em levar um pouco de diversão para as crianças e jovens.