Cascavel Sob forte esquema de segurança, a polícia transferiu ontem à tarde para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Catanduvas, no Oeste do Paraná, José Reinaldo Girotti, conhecido como "Alemão", considerado o principal financiador da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele foi preso na terça-feira, em Londrina, no Norte do estado, e estava na superintendência da Polícia Federal de Curitiba.
O pedido de transferência foi feito pela própria PF, em caráter emergencial, devido ao grau de periculosidade do preso e seu envolvimento com o crime organizado. Uma aeronave modelo Cesna 208, do governo do estado, levou Alemão para Cascavel, onde ele desembarcou por volta das 16 horas.
Braço direito
Girotti estava foragido havia cinco anos e era o primeiro na lista de procurados pela polícia brasileira. Ele é considerado o braço direito de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder do PCC, e responde a pelo menos 30 processos, a maioria por assaltos a banco. Para a polícia, Alemão é o articulador dos principais assaltos a instituições bancárias ocorridos no país nos últimos anos. Estima-se que suas ações tenham rendido cerca de R$ 100 milhões.
A transferência de ontem foi a sexta para a penitenciária de Catanduvas, que agora conta com 90 detentos de diversos estados brasileiros, entre eles o narcotraficante Fernandindo Beira-Mar, líder do Comando Vermelho, e o maior traficante de cocaína do país, Luciano Geraldo Daniel. Girotti foi o primeiro preso no Paraná a ser transferido para Catanduvas. A unidade foi inaugurada em 23 de junho e tem capacidade para 208 presos. A Penitenciária Federal de Catanduvas é a primeira das cinco unidades de segurança máxima que irão compor o Sistema Penitenciário Federal, previsto em lei desde 1984 e que começou a ser implementado neste ano.