O programa Fora dos Autos desta segunda-feira (13) debate o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para participar da posse do presidente americano eleito, Donald Trump, no próximo dia 20. A decisão cabe ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Além disso, o programa abordará o anúncio de Mark Zuckerberg, fundador da Meta, sobre o fim das parcerias entre a empresa e agências de checagem, divulgado na última terça-feira (7).
Moraes exige comprovação de convite para Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes determinou que Bolsonaro apresente um convite formal para a posse de Trump, marcada para 20 de janeiro. A decisão ocorre após Bolsonaro pedir, na sexta-feira (10), a devolução de seu passaporte e autorização para viajar aos Estados Unidos.
Na decisão publicada no sábado (11), Moraes solicitou a complementação da documentação apresentada pela defesa de Bolsonaro. O ministro destacou que o suposto convite, enviado a Eduardo Bolsonaro (PL), partiu de “um endereço não identificado” e carece de detalhes como horário e programação do evento.
Moraes afirmou que aguardará o envio do convite com as devidas informações antes de encaminhar o pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR). Bolsonaro solicita permissão para deixar o Brasil entre os dias 17 e 22 de janeiro.
Meta confirma o fim de parcerias com agências de checagem
Zuckerberg anunciou na última terça-feira (7) que a Meta encerrará as parcerias com agências de checagem. A decisão afetará o trabalho de verificação de informações nas plataformas da empresa, que incluem Facebook, Instagram e WhatsApp, com bilhões de usuários em todo o mundo.
A Meta ainda não especificou quando a decisão impactará o Brasil. Desde 2018, a empresa mantém acordos com agências brasileiras como Lupa, Aos Fatos, Projeto Comprova, Estadão Verifica e UOL Confere. Essas parcerias permitem o acesso a uma plataforma com links para notícias que podem conter informações falsas.
As notícias são selecionadas por denúncias da comunidade, inteligência artificial ou sugestões das próprias agências de checagem.
Assista ao Fora dos Autos todas as segundas
O programa Fora dos Autos promove um debate ao vivo sobre o apagão de liberdades provocado pelo ativismo judicial no Brasil. Com comentários de Deltan Dallagnol e dos advogados Fabiana Barroso e Emerson Grigollette, é apresentado pelo jornalista Lucas Saba. O programa vai ao ar todas as segundas, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Acesse a Gazeta do Povo para mais informações sobre o que será discutido.