• Carregando...

A Escola Municipal Cecília Meireles, em Cambé, no Norte do Paraná, tem motivos para comemorar. A alegria é por conta da professora da 1.ª série do ensino fundamental Paula de Fátima Cavagnari, de 45 anos. Ela está entre os 20 vencedores do Prêmio Professores do Brasil 2005, do Ministério da Educação (MEC), anunciado na última segunda-feira. O projeto apresentado por Paula, a única paranaense premiada, foi "O doce gostinho de aprender através de embalagens", de 470 páginas. Ele foi aplicado no próprio Cecília Meireles durante seis meses, de abril a outubro de 2004.

"Eu alfabetizava os alunos utilizando rótulos e embalagens de balas", diz. As próprias crianças arrecadaram o material e levaram para a escola, o que não deve ter sido uma tarefa difícil. Paula conta que criou jogos, como dominó, memória e encaixe (em um lado fica a descrição da embalagem e no outro a própria embalagem, para serem associados).

"Nós também criamos poesias, trabalhamos o lado ambiental sobre a questão do tempo de decomposição da embalagem, higiene bucal, produção de texto", relata.

Despertar

Segundo a professora, a aplicação do projeto foi bastante positiva. "Senti que houve um despertar para o raciocínio, para a descoberta, para a procura", comemora Paula, que custa a acreditar que foi uma das vencedoras entre centenas de trabalhos. "É uma felicidade, eu estou meio abobada ainda. Parece que é um sonho. Eu me dedico demais à profissão e agora percebo que valeu a pena", afirma.

Paula nasceu em Arapongas e é professora há 20 anos, mesmo tempo em que reside em Cambé com o marido. Além da turma primária, ela leciona aulas de Geografia para a 1.ª série do ensino médio da Escola Estadual Olavo Bilac. A premiação (R$ 5 mil, troféu e certificado) será no dia 23 de novembro, em Brasília. Será a primeira vez que a professora, que tanto fala sobre a capital federal em sala de aula, irá para a cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]