Com uma foto na rede social Substack, o jornalista e fundador do Terça Livre, Allan dos Santos, comemorou a chegada da esposa e dos três filhos nos Estados Unidos. Allan mora no país desde julho de 2020, para onde se exilou após passar a ser investigado em inquéritos abertos pelo ministro Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal (STF). Em outubro de 2021, Moraes determinou sua prisão e extradição, além de pedir a inclusão do nome do jornalista na lista de procurados da Interpol (o que a organização não acatou).
Para Moraes, críticas feitas pelo jornalista ao STF e a políticos nas redes sociais seriam suficientes para pedir sua prisão pelos crimes de calúnia, difamação, injúria, incitação ao crime, racismo, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Desde então, o ministro tem pressionado as autoridades responsáveis, como Ministério da Justiça e o governo dos Estados Unidos, para a extradição de Allan.
Allan solicitou à Interpol para não ser preso. Na defesa, o jornalista alega ser alvo de perseguição política e que não houve o devido processo legal no país para o seu caso.
Recentemente, o Ministério Público Federal denunciou Allan dos Santos pelo crime de ameaça ao, também ministro do STF, Luís Roberto Barroso. Para o relator do MPF que apresentou o pedido, as ameaças teriam acontecido não apenas pelas palavras, mas também por gestos e expressões do jornalista.
Desde 2021, Allan dos Santos teve várias redes sociais suspensas. Seu canal no YouTube, o Terça Livre, contava com 1,2 milhão de inscritos.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora