Que cariocas entendem tudo de moda praia, não há dúvidas. Mas que saibam fazer roupa de frio é outra conversa. O que se viu no Fashion Rio, o primeiro evento do ano do calendário da moda nacional, que terminou ontem no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, foi um jeitinho esperto de vender a alma carioca até para os dias mais gelados do ano. Como? A solução atende pelo nome de sobreposição: usar uma camada de roupa sobre a outra até o frio passar. O limite é o estilo. Quem fez bem isso foi a grife Maria Bonita Extra, que sobrepôs várias peças muito finas em tules e rendas e completou os looks de inverno com tricôs fofos.
Já o estilista Walter Rodrigues criou casacos e mantôs longos e pesados para jogar por cima de tudo. Muitos longos e pretos, inspirados nas indumentárias afegãs. Diversas marcas, como a Coca Cola Clothing e a TNG, emprestaram dos viajantes e andarilhos a estética das camadas. A ordem é colocar uma peça a mais quando esfria e amarrar o casaco na cintura quando esquenta. Aí é um festival de cardigãs de lã sobre malhas e um blazer por cima para fechar o esquema.
Para facilitar, as cores combinam tanto entre si, que vão bem nos asfaltos urbanos e nas estradas empoeiradas pelo mundo afora. São verdes fechados, cinzas, beges, cáquis, azuis, detalhes em xadrez e alguma coisa em jeans. Mas apareceram alguns pontos de cor para alegrar o outono-inverno 2011. A mineira Printing, por exemplo, iluminou o inverno básico com azuis, amarelos e rosas.
Outra a brincar com cores e estampas é a sempre vistosa Cantão, que levou os fashionistas ao Parque Lage para apresentar aos pés do Cristo Redentor uma coleção superlativa: saias e vestidos longos e volumosos, macacões, peças que valem por dois, como os vestidos que viram saia e blusa ao soltar alguns botões.
As cavaleiras tropicais da Cantão vieram estampadas por padronagens geométricas, florais miúdos e pinceladas de tinta. E as formas, de uma vez por todas, se alargaram. Nada no inverno será tão justo como o que se viu nas últimas temporadas nem tão curto. É a hora e a vez dos longos e dos comprimentos médios. A Espaço Fashion, por exemplo, inspirou as mulheres a usarem seus vestidos de verão com uma jaquetinha quente.
Gazeta leva leitores a desfiles de moda
Enquanto a temporada de moda ferve no eixo Rio-São Paulo a São Paulo Fashion Week começa na dia 28 , muita gente trabalha nos bastidores do Paraná Business Collection (PBC), semana de moda paranaense que chega à 5.ª edição e será realizada entre os dias 14 e 19 de fevereiro.
Quem se interessa por moda ou tem curiosidade pelo tema poderá concorrer a um lugar na plateia de um dos desfiles do evento. Em parceria com o PBC, a Gazeta do Povo reedita este ano o concurso cultural Eu Visto Paraná, que irá premiar 20 leitores com kits com produtos de marcas participantes e parceiras e ingressos duplos para shows dos estilistas paranaenses. As inscrições começam nesta segunda-feira, 17, no site www.gazetadopovo.com.br/euvistoparana e ficam abertas até o próximo dia 26. Além de preencher um cadastro, o participante terá de completar a frase "A moda traz felicidade quando...", em alusão ao tema deste ano do PBC: felicidade. "O concurso tem uma proposta que ultrapassa os lançamentos de moda para a temporada. É uma motivação para o paranaense sentir orgulho de suas realizações em todos os setores", diz Nereide Michel, uma das coordenadoras do PBC.
Além dos 12 desfiles de grade oficial de programação, nesta edição o PBC abrirá espaço para os jovens criadores locais. Na programação paralela, o estilista mineiro Ronaldo Fraga já confirmou a participação em uma oficina para estilistas. Jum Nakao, outro nome de peso da moda brasileira, também deve palestrar no Ciclo de Atualização em Moda.
Pela primeira vez, o Caderno Viver Bem, da Gazeta do Povo, participará do evento com uma revista especial do PBC, que circulará no domingo, 13 de fevereiro. O suplemento terá um lounge na semana de moda, de onde a equipe transmitirá toda a cobertura.
*A jornalista viajou a convite do evento.