As estatísticas da Companhia de Trânsito da Polícia Militar (CiaTran) em Londrina apontam um crescimento expressivo no número de atropelamento de idosos. Os dados da PM contabilizam 25 ocorrências nos primeiros cinco meses de 2013, contra 13 atropelamentos no mesmo período do ano passado. O aumento de praticamente 100% nos registros levou a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) a reforçar a Campanha Pé na Faixa, com ênfase na travessia de idosos.
Uma ação educativa está sendo realizada na manhã desta terça-feira (18) no cruzamento das ruas Piauí e Rio de Janeiro, próximo à Catedral. À tarde, os agentes da CMTU e da PM vão para a Rua Benjamin Constant, na faixa elevada instalada em frente ao Terminal Central. As ações educativas vão ser realizadas em 44 pontos da cidade considerados críticos, sempre em esquema de revezamento. Entre os locais apontados pela PM e CMTU estão as avenidas Duque de Caxias, Santos Dumont e as ruas Souza Naves, João Cândido, São Paulo e Rio de Janeiro.
Para o tenente André Carvalho, comandante da CiaTran, a ação é importante para conscientizar pedestres, e principalmente motoristas, sobre a dificuldade de travessia dos idosos. "Estamos trabalhando com grupos de terceira idade para facilitar essa orientação. Eles precisam participar dessa mobilização", avaliou.
"O maior interesse é nosso, somos nós que sentimos essa dificuldade no dia a dia", alertou a secretária municipal do Idoso, Maria Inês Barroso. "O idoso tem uma mobilidade reduzida, assim como também são reduzidos a audição, a visão e os reflexos. Eles precisam saber sinalizar a intenção de atravessar a rua, e os motoristas precisam respeitar essas peculiaridades", disse a secretária.
Além da Campanha Pé na Faixa, um trabalho intensivo deve ser realizado com os idosos de Londrina até setembro. Além dos grupos de convivência, líderes serão convocados para trabalhar na Semana Nacional de Trânsito. "Eles serão multiplicadores, e também trarão as demandas dos bairros. Às vezes, nós ficamos muito focados no centro da cidade, e esquecemos que nos bairros há problemas como a falta de faixa de pedestres. Será um treinamento completo", explicou Maria Inês.
Mesmo com caráter educativo, os policiais militares e agentes de trânsito devem autuar os motoristas que descumprirem a lei. "O Pé na Faixa nunca deixou de existir. Mas antes da campanha, existe o Código Brasileiro de Trânsito, que também prevê punições a quem desrespeita a faixa de pedestres. São infrações que todo condutor deve saber, assim que tira a habilitação. Quem for flagrado descumprindo a lei deve ser autuado", garantiu o comandante da CiaTran.