O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Clodualdo Pinheiro Júnior, informou ontem que a transferência do Terminal do Guadalupe ainda está em fase de estudos e que não há motivo para tanto alarde entre os comerciantes. "Até me espanta que eles achem que serão prejudicados. Qualquer intervenção da prefeitura será sempre benéfica e a população como um todo vai sair ganhando", diz.
Segundo ele, a região do terminal ficou muito degradada nos últimos anos e necessita de uma revitalização, mas isso passa pela saída dos ônibus do local. "Há vários projetos de reformulação, entre eles, construir um centro para receber grandes eventos. Mas nada ainda é conclusivo", explica.
No entanto, Pinheiro Júnior acredita que algo deve ser feito até o fim da gestão Beto Richa. A transferência do terminal foi uma promessa de campanha do atual prefeito. Mas, de acordo com o presidente do Ippuc, nada será feito sem o consentimento da população. "Todas as propostas que elaborarmos serão discutidas."
A mudança de local do terminal depende ainda, explica ele, da ampliação da Rede Integrada de Transporte (RIT) e do Programa de Transporte Urbano, que ainda está em fase de licitação. "O eixo metropolitano (na BR-476) deve ser um grande receptáculo dos ônibus da região metropolitana", afirma. Sobre a mudança do Guadalupe para uma área na Avenida Visconde de Guarapuava, Pinheiro Júnior diz existe um projeto de terminal na Visconde, mas para os ônibus da capital. (SLD)
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião