O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Clodualdo Pinheiro Júnior, informou ontem que a transferência do Terminal do Guadalupe ainda está em fase de estudos e que não há motivo para tanto alarde entre os comerciantes. "Até me espanta que eles achem que serão prejudicados. Qualquer intervenção da prefeitura será sempre benéfica e a população como um todo vai sair ganhando", diz.

CARREGANDO :)

Segundo ele, a região do terminal ficou muito degradada nos últimos anos e necessita de uma revitalização, mas isso passa pela saída dos ônibus do local. "Há vários projetos de reformulação, entre eles, construir um centro para receber grandes eventos. Mas nada ainda é conclusivo", explica.

No entanto, Pinheiro Júnior acredita que algo deve ser feito até o fim da gestão Beto Richa. A transferência do terminal foi uma promessa de campanha do atual prefeito. Mas, de acordo com o presidente do Ippuc, nada será feito sem o consentimento da população. "Todas as propostas que elaborarmos serão discutidas."

Publicidade

A mudança de local do terminal depende ainda, explica ele, da ampliação da Rede Integrada de Transporte (RIT) e do Programa de Transporte Urbano, que ainda está em fase de licitação. "O eixo metropolitano (na BR-476) deve ser um grande receptáculo dos ônibus da região metropolitana", afirma. Sobre a mudança do Guadalupe para uma área na Avenida Visconde de Guarapuava, Pinheiro Júnior diz existe um projeto de terminal na Visconde, mas para os ônibus da capital. (SLD)