Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodovias

Alterações em contratos podem ter beneficiado empresas de pedágio

Alterações feitas nos contratos de concessão das rodovias podem ter beneficiado as empresas que administram os pedágios no Paraná. Esse é o parecer de um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com o TCU, as concessionárias conseguiram na Justiça o direito de deixar de fazer investimentos nas rodovias porque o governo do Paraná baixou as tarifas em 50% (na primeira gestão do ex-governador Jaime Lerner, às vésperas da eleição).

O relatório do órgão informava que "são fortes os indícios de que as diversas alterações promovidas nos contratos de concessão, algumas delas sem critérios técnicos, ocasionaram desequilíbrio econômico-financeiro em favor das concessionárias".

O TCU determinou que o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) inclua uma cláusula de revisão periódica das tarifas, em até 360 dias, para que o preço da tarifa leve em conta o aumento ou a redução dos custos, despesas e ganhos das concessionárias.

O objetivo é o restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, para que se ajustem às necessidades públicas e às taxas de rentabilidade das empresas, segundo o relatório do TCU.

Negociação

Em entrevista coletida na tarde desta quarta-feira (29), o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que o parecer do TCU dá mais autoridade ao governo do estado na negociação com as concessionárias. Ele aponta que a decisão vem ao encontro das ações do governo do estado, que no dia 4 de agosto do ano passado se reuniu formalmente pela primeira vez com as concessionárias depois de suspender as ações judiciais.

Na próxima semana, o governo pode se reunir novamente com as concessionárias e o parecer do TCU deverá ser tratado no encontro. Para o secretário, o prazo fixado pelo TCU de 360 dias é "suficiente" e "bom". O objetivo, segundo o secretário, é retomar os investimentos e apresentar uma tarifa "justa". "É cedo para dizer como será o comportamento [da tarifa]".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.