O bairro Alto da Glória, em Curitiba, agora conta com uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas - A UPA Matriz. O espaço foi instalado nos dois primeiros andares do prédio anexo ao Hospital de Clínicas (HC) e ainda é desconhecido por muitos moradores da região. A UPA estará em pleno funcionamento após a inauguração, que está prevista para o mês de junho, ainda sem data definida.
Segundo a coordenadora médica da UPA Matriz, Nicole Garcia, a unidade ainda está em fase de ajustes de fluxos internos e adaptação da retaguarda do HC. Estão sendo atendidos, principalmente, os pacientes levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Mas a coordenadora garante que a UPA já funciona a portas abertas: "Todo paciente que chega é atendido, não mandamos ninguém embora. Mas a unidade ainda está com pouco movimento porque não foi divulgada nem inaugurada." Desde 16 de maio, data de sua implantação, a UPA Matriz atendeu 500 pessoas.
A unidade conta com cinco leitos de emergência e 14 de internação. A equipe, de acordo com coordenadora, é formada por 28 enfermeiros, 60 técnicos de enfermagem, 28 assistentes administrativos e 55 médicos, todos funcionários concursados da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (FEAS).
O quadro de colaboradores é próprio e a UPA Matriz funciona de forma independente do HC. O hospital fez um contrato com a prefeitura para ceder o espaço e dar apoio ao diagnóstico, com exames de laboratório, e à retaguarda, com leitos de internação. Em caso de greve do HC, apenas essas áreas ficariam prejudicadas.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora