Embora um grande número de voos tenha sido cancelado nessa segunda-feira (15), servidores da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) garantem que a situação nos principais aeroportos do país foi tranquila durante todo o dia.
Segundo a empresa, foram cancelados 472 dos 1.591 voos nacionais programados para hoje, até as 18h, o que representa um percentual de 29.7% do total previsto.
No Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, o percentual chegou a 50,3%. No Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foram cancelados 54,8% dos voos. Os índices de cancelamento também foram altos nos aeroportos da Pampulha (67,9%), em Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek (32%), em Brasília, de Goiânia (39,3%); e Salgado Filho, em Porto Alegre (33,8%).
De acordo com a Infraero, o índice de cancelamentos pode se explicar pelo fato de a procura por voos ter ficado abaixo da expectativa das empresas aéreas. Assim, as companhias optam por cancelar parte dos voos que partiriam vazios ou com um número de passageiros que não compensaria os custos da operação, transferindo os clientes para outros voos. Ainda assim, o movimento nos saguões foi bastante tranquilo, garantem funcionários da estatal.
O número de atrasos foi pequeno. Dos 1.591 voos previstos para hoje, apenas 33 decolaram mais de 30 minutos além do horário previsto, o que significa 2% do total.
Proporcionalmente, segundo a Infraero, a empresa com o maior índice de cancelamentos foi a OceanAir, que cancelou 42 (67.7%) dos 62 voos que havia programado. Em seguida, vieram a Gol/Varig, que cancelou 163 (28.1%) de suas 581 partidas; a Webjet, com 23 (27.4%) dos 84 voos previstos; a Azul, com 14 (18.2%) de 77 voos e a TAM, com 93 (16%) de 582.
Em nota enviada por meio de assessoria de imprensa, a empresa aérea TAM contestou o número divulgado pela Agência Brasil. "A TAM informa que dos seus 542 voos entre 8h e 17h desta segunda-feira, 85 (15,7%) foram cancelados. Desse número, três foram decorrentes de manutenção não programada das aeronaves. Os demais 82 voos foram cancelados, com antecedência de várias semanas, em virtude da baixa demanda do meio do feriado prolongado. Trata-se de procedimento regular da indústria, sendo os clientes devidamente comunicados", esclarece o texto.
Vinte e três voos da TAM, ou 4% do total da empresa, sofreram atrasos. A Webjet registrou quatro (4,8%) atrasos, enquanto a Gol/Varig teve seis (1%) voos partindo com mais de 30 minutos de atraso. Azul e OceanAir não tiveram qualquer atraso até as 18 horas.
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