A experiência diz que alunos organizados e com sede de conhecimento vão melhor na escola. Mas, pela primeira vez, uma avaliação em grande escala traduziu em números o impacto das competências socioemocionais (como responsabilidade, autoestima e estabilidade emocional) no aprendizado. Os dados ainda revelam a importância do incentivo dos pais e como esse esforço pode superar barreiras socioeconômicas.
Um aluno com nível alto de conscienciosidade (organização e responsabilidade) pode apresentar em matemática mais de quatro meses de aprendizado à frente de um estudante com esse parâmetro mais baixo. Essa característica, no entanto, não é tão influente em português. Para esse domínio, competências como o chamado lócus de controle (identificado com o protagonismo) e a abertura a novas experiências são as que fazem a diferença: numa distância também de quatro meses a mais de aprendizado.
Os resultados são de avaliação inédita realizada no Rio com 25 mil crianças pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O estudo será apresentado hoje em evento em São Paulo. De acordo com o educador Mozart Neves, diretor de Inovação e Articulação do IAS, os resultados são um grande "aliado" para melhorar o desempenho dos alunos. "A partir deles, podemos estruturar uma política pública. Essas habilidades não substituem nosso esforço em melhorar o ensino, mas podem acelerar os resultados."
Neves ressalta o resultado positivo do incentivo dado pelos pais A avaliação concluiu que só esse estímulo pode diminuir em mais de 20% a diferença entre alunos com baixa e alta conscienciosidade. Esse peso é duas vezes maior do que a diferença vista nessa habilidade entre ricos e pobres. A escolaridade da mãe um atributo com forte ligação no sucesso acadêmico tem impacto quase nulo na questão socioemocional.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora