Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná

Alunos da rede estadual de ensino voltam às aulas na segunda-feira

Os estudantes da rede estadual de ensino do Paraná voltarão às aulas na próxima segunda-feira (8). O calendário letivo de 2010 foi apresentado pela secretária de estado da Educação, Yvelise Arco-Verde, na tarde desta terça-feira (2). A principal diferença em relação ao calendário do ano passado é o aumento do período de férias de inverno, como forma de prevenção a Gripe A.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) da Paraná, as atividades dos professores, pedagogos e funcionários das 2,1 mil escolas públicas estaduais foram iniciadas no dia 1º de fevereiro. Já os aproximadamente 1,4 milhões de estudantes voltam para as salas de aula no dia 8 de fevereiro.

As férias de inverno acontecerão de 19 de julho a 15 de agosto, em atendimento a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em razão da transmissão sustentada do vírus da nova gripe. Em 2009, o período de recesso previsto era de duas semanas, mas em razão da doença foi estendido até 15 de agosto.

Com isso, as aulas foram estendidas até 21 de dezembro. No calendário deste ano, o encerramento do ano letivo está marcado para o dia 22 de dezembro. No total serão 200 dias letivos. Avaliação

Quanto ao sistema de avaliação utilizado pelas escolas, a secretaria não anunciou nenhuma mudança. No início do ano, o pai de um estudante do ensino médio em uma escola estadual de Londrina denunciou a "aprovação irregular" do filho. Segundo ele, o aluno não tinha notas para passar de ano, mas foi aprovado por Conselho de Classe. A secretaria estadual de Educação negou orientação para aprovação de alunos.

Nesta terça-feira, a secretaria afirmou que o conselho é o órgão máximo de gestão dentro das escolas e que as políticas estaduais são definidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.