Alunos do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba (Ceep Curitiba) bloquearam a Avenida Marechal Floriano Peixoto, no bairro Boqueirão, na noite desta sexta-feira (17), por aproximadamente 45 minutos, para protestar por mais segurança nos arredores do colégio. Cerca de 300 estudantes participaram da manifestação, com cartazes e faixas.
Segundo Osni Souza de Oliveira, um dos organizadores do protesto, em menos de um mês já foram 13 veículos roubados e diversas pessoas são assaltadas à mão armada tanto à noite quanto durante o dia.
"Com os boletins de ocorrência, nada foi feito pela polícia. Fizemos um abaixo-assinado com 2.500 assinaturas e até agora, nada novamente", afirma Oliveira. "Queremos a presença da Polícia Militar [PM] aqui: de uma viatura ou de um módulo. Se não, vamos fechar a rua novamente na semana que vem", garante.
Para Edson Luiz Martins, diretor do Ceep Curitiba há 10 anos, a situação está insustentável. "Pelo menos três carros são roubados por semana. Chegou a um ponto em que os alunos estão indignados", desabafa Martins, que lembra também que a instituição já foi arrombada oito vezes desde outubro do ano passado.
O diretor frisa que já enviou dois ofícios para a PM, mas até hoje não obteve resposta ou qualquer resultado prático.
Procurada pela reportagem, a Polícia Militar informou que o patrulhamento na região foi intensificado, principalmente com rádio patrulha e também com circulação das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam). A assessoria de imprensa da PM disse também que uma resposta mais completa sobre o caso só será possível na próxima segunda-feira (20).