Os alunos do Colégio Estadual do Paraná (CEP) prometem manter nesta segunda-feira os protestos pela saída da diretora Maria Madselva Ferreira Feiges. A demissão da diretora é a principal reivindicação dos alunos, mas a pauta de reivindicações ainda tem outros 24 itens.

CARREGANDO :)

A comunidade do CEP no site de relacionamentos Orkut traz depoimentos de que a manifestação irá continuar. Também na internet circula um vídeo pedindo para que os alunos parem nesta segunda. Já um grupo de pais dos alunos pretende acampar na frente do colégio.

Na semana passada, uma reunião para decidir discutir a pauta de reinvidicações reuniu na Secretaria Estadual da Educação (SEED) representantes dos alunos, dos pais dos estudantes, do sindicato dos professores, do Conselho de Educação, do Ministério Público do Paraná, do secretário Maurício Requião e da diretora do CEP. Como nem todas as reclamações foram debatidas, foi marcada uma nova reunião para quinta-feira (22) - no mesmo local.

Publicidade

Foram poucas as conclusões da reunião: a diretora permanecerá no cargo; o secretário prometeu que as câmeras instaladas no colégio serão retiradas; e a questão da mudança do processo de escolha da direção do CEP será debatida e encaminhada pela comunidade escolar. A única reivindicação dos alunos atendida foi a promessa de retirar as câmeras do colégio.

A onda de protestos no colégio começou no início da semana passada. Desde o início dos protestos, foram afastados dois professores e exonerados quatro funcionários que ocupavam cargos comissionados no colégio. A diretora alegou que as demissões garantem a governabilidade. "A partir do momento que se posicionaram contra mim, deveriam ter pedido demissão e, como isso não aconteceu, eu preferi afastá-los", argumentou Maria Madselva. A diretora preferiu não informar os nomes dos quatro funcionários.