Espaço comunitário de Santa Cecília do Pavão é disputado por estudantes que querem usar a internet| Foto: Marco Martins/Gazeta do Povo

Laptops

Configuração básica para estudantes

Os computadores a serem distribuídos no programa Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação (MEC), são pequenos, portáteis e com capacidade de armazenamento razoável. As máquinas têm 4 gigabytes de memória, velocidade de 512 megabytes, tela de 7 polegadas, bateria com duração mínima de três horas e sistema de conexão à internet sem fio.

O sistema operacional do laptop é baseado em software livre e de código aberto e em português. As máquinas também têm outros programas já instalados, como processador de texto, planilha eletrônica, edição e visualização de imagens e navegação na web. Cada máquina custou R$ 550 e o governo federal desembolsou R$ 82 milhões em todo o projeto.

Antes da distribuição, o MEC vai treinar multiplicadores para facilitar o uso das máquinas em salas de aula. Segundo o MEC, 150 mil computadores devem ser distribuídos neste ano em 300 escolas de 278 cidades. Hoje, o projeto é testado em escolas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de São Paulo e do Tocantins, além do Distrito Federal. (MM)

CARREGANDO :)

Santa Cecília do Pavão - Cerca de mil estudantes de escolas públicas municipais e estaduais de Santa Cecília do Pavão, no Norte Pioneiro do Paraná, serão os primeiros de todo o estado a receber ‘laptops educacionais’ do programa federal Um Computados por Aluno (UCA), do Ministério da Educação (MEC). Na cidade de 4 mil habitantes, a espera pelos computadores mexe com a imaginação das crianças.

A previsão é de que os computadores sejam entregues até junho e as atividades pedagógicas com o equipamento comecem no mês seguinte. Além dos alunos do ensino fundamental das quatro escolas da cidade, o programa também vai disponibilizar computadores para 80 professores. A Secretaria Municipal de Educação acredita que até os estudantes matriculados em programas de alfabetização devam receber as máquinas.

Publicidade

Apesar de a cidade contar com dois locais públicos gratuitos para uso de computadores ligados à internet de banda larga, a maioria das crianças acredita que o novo equipamento vai facilitar o acesso ao mundo digital. O estudante da 7.ª série do Colégio Estadual Jerônimo Farias Martins, Leonay Gomes Felipe, 13 anos, espera que os computadores do UCA tenham a sua configuração livre para jogos e bate-papo, assim como sites de relacionamento. Por frequentar a escola à tarde, o garoto conta que aproveita o tempo livre nas manhãs para checar seus e-mails e jogar com amigos nos computadores do espaço público.

Da mesma forma, Adrian Noviski, 8 anos, aluno da 2.ª série da Escola Municipal Cícero Rodrigues, frequenta diariamente o telecentro da cidade para navegar na internet, jogar e fazer trabalhos escolares. A expectativa do garoto é de que seja possível levar os novos laptops para casa. "Para eu me divertir. Quer dizer, estudar e me divertir", diz. Entretanto, o projeto prevê o uso dos computadores em sala de aula.

Porém, autoridades da cidade acreditam que os computadores poderão ser levados para casa. "Isso vai depender do MEC, mas acreditamos que não haverá problemas porque a proposta é também auxiliar as crianças em tarefas fora da sala de aula", afirma o chefe de gabinete da prefeitura e coordenador do projeto na cidade, Claudinei Aparecido de Oli­­veira.

Em Santa Cecília do Pavão, boa parte das crianças já está familiarizada com os computadores e com a internet. O município faz parte do projeto Cidade Digital, do governo federal, que oferece internet via rádio com conexão banda larga de forma gratuita a toda população, inclusive para quem vive na zona rural. De acordo com dados da prefeitura, 500 domicílios estão cadastrados no programa. A adesão significativa da população ao programa foi preponderante para que a cidade fosse escolhida para integrar o projeto piloto do UCA no Paraná.