Com base em matérias publicadas na Gazeta do Povo, alunos da cidade de Palmeira foram a campo, pesquisaram sobre a evolução das tecnologias e desenvolveram um telejornal. O trabalho coordenado pela professora Eliane Hornes, foi planejado especificamente para o Projeto Ler e Pensar e desenvolvido com o 4.º ano A, da Escola Municipal Nossa Senhora do Rocio.
Os pequenos pesquisadores iniciaram o trabalho com uma visita ao Sítio Minguinho, local que mantém um acervo de equipamentos e tecnologias do passado. Visitaram também o supermercado que fica próximo da escola e observaram com olhos de pesquisadores aquilo que a rotina não permite ver, a funcionalidade dos aparelhos eletrônicos, e ficaram maravilhados ao descobrir o quanto alguns objetos do cotidiano evoluíram ao longo dos anos.
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De volta à sala de aula, a professora aproveitou os anúncios da black friday para explorar as possibilidades de compra online e realizar uma webconferência. Foi uma experiência inovadora, pois somente alguns deles já haviam participado de uma conversa online com áudio e vídeo.
As crianças e a professora ficaram tão empolgados com as descobertas que decidiram produzir um telejornal para compartilhar com os demais estudantes tudo o que aprenderam. Fizeram entrevista com o dono do sítio e até uma reportagem sobre a visita ao mercado. O telejornal foi um sucesso não só dentro da escola, também foi assistido por toda a comunidade por meio da internet.
Quebrando paradigmas
A partir da exploração das tecnologias, e sua evolução, a professora teve a oportunidade de abordar temas que compõem os currículos de História, Artes e Matemática. Ela relata que, após a atividade, renovou seus conceitos sobre o uso das tecnologias: “Desconstruí diversos conceitos que eu mesma tinha sobre a tecnologia, junto com a turma descobri sua presença ao longo da história. Costumava dizer ‘no meu tempo não tinha isso’ e agora tenho a percepção de que meu tempo é o hoje. Junto com meus alunos acompanhei as marcas da tecnologia no hoje e no ontem.”
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