As provas da 10.ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrem amanhã, com a expectativa de que 186.705 estudantes participem no Paraná. Em todo o Brasil, são cerca de 3,5 milhões inscritos. Os testes deste domingo começam às 13 horas e serão realizados simultaneamente em 850 municípios brasileiros, sendo 67 deles paranaenses. Os participantes são alunos que estão concluindo ou que já terminaram o ensino médio.
O número de participantes no país cresceu expressivamente desde 2004, quando o Enem passou a ser usado como condição para se candidatar ao ProUni, programa do governo federal que oferece bolsas de estudos para estudantes de baixa renda interessados em ingressar em universidades particulares. Além do ProUni, cerca de 600 instituições de ensino superior utilizam o resultado do exame em seus processos seletivos. A Universidade Federal do Paraná, por exemplo, usa a nota da prova objetiva do Enem como critério de desempate no vestibular.
Em 2006, a média dos estudantes paranaenses na prova objetiva foi 38,07 (de 100 pontos), acima da média nacional, 36,90. No quesito, o estado ficou em 6.º lugar, atrás de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o estado com o melhor resultado: 39,63 pontos. Já na redação o Paraná (53,77) ficou com o terceiro lugar geral, atrás de Santa Catarina (54,22) e Rio Grande do Sul (57,09), enquanto a média nacional foi de 52,08.
Amanhã, é recomendado que os candidatos cheguem ao local das provas com uma hora de antecedência. Os portões serão fechados às 12h55. O horário limite para o candidato entregar as provas é às 18 horas. Na entrada, os candidatos deverão apresentar original do documento de identificação citado pelo candidato na ficha de inscrição; cartão de confirmação de inscrição; folha de respostas do questionário socioeconômico; caneta esferográfica de tinta preta; lápis preto número 2; e borracha.