Os alunos de ensino médio de escolas públicas do Paraná vão ter livros escritos por 60 professores do estado como material de apoio. O livro público, como é chamado o projeto, deve estar disponível no segundo semestre. "Estão em fase de correção e editoração", informa a chefe do Departamento de Infra-estrutura da Seed, Ana Lúcia Albuquerque Schulhan. Atualmente, os estudantes de ensino médio recebem do estado apenas livros de Português e Matemática, comprados de editoras nacionais. Com os livros públicos, 12 disciplinas passam a ter material de apoio.

CARREGANDO :)

A decisão de selecionar professores do quadro estadual para produzir o material didático dos alunos aconteceu no ano passado, após uma série de tentativas de negociação da Secretaria de Estado da Educação com editoras para baixar o valor dos livros didáticos. Enquanto todo o repasse de livros de ensino fundamental é feito pelo Ministério da Educação (MEC), no ensino médio a distribuição de material didático fica a cargo do governo estadual.

Esse ano, no ensino fundamental, devem ser reaproveitados os livros distribuídos no ano passado e devolvidos pelos alunos no fim do ano. "Recebemos quase dois milhões de livros de reserva técnica para reposição e aumentos de vagas. Cem por cento dos livros já estão nas agências dos Correios para serem entregues", afirma Ana Lúcia.

Publicidade