A nomeação de Luiz Paulo Conde para Furnas já rende ao governo mais do que a retomada da tramitação da CPMF na Câmara. Ontem, o outrora rebelde Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente interino da CPI do Apagão Aéreo, comandou a obstrução à votação de todo e qualquer requerimento indesejado pelo Palácio do Planalto, em especial os depoimentos de José Carlos Pereira, que saiu atirando da Infraero, e da diretora da Anac Denise Abreu, alvo do brigadeiro. Com a reconversão de Cunha ao governismo, os aliados acreditam ter emparedado de vez a oposição na CPI. A ponto de já admitirem, nos bastidores, levar Denise "mais adiante" à comissão. Só para constar.

CARREGANDO :)

***

S.O.S. – O presidente da Anac tem recorrido a parlamentares do PMDB gaúcho na tentativa de se entender com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ontem, o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) procurava acalmá-lo ao telefone: "Calma, Zuanazzi, calma! Vamos tentar te ajudar!".

Publicidade

Off-limits – Lula cancelou pela terceira vez o lançamento das obras do PAC no Rio Grande do Sul, terra de muitas vítimas do vôo 3054. Após duas tentativas fracassadas, a viagem aconteceria no dia 14, mas o Planalto avisou ao PT gaúcho que nada feito.

A conferir – O círculo próximo de Renan Calheiros (PMDB-AL) estima haver hoje no mínimo 40 e no máximo 60 votos, entre os 81 do plenário, contrários à sua cassação.

Hum, hum – Aliados de Renan agora o declaram "vítima do Datafolha". A teoria segue assim: dada a estabilidade na boa avaliação de Lula, a oposição redirecionou a artilharia para o presidente do Senado.

Estátua – A investida de Renan contra a editora Abril visa lhe dar tempo para responder à denúncia de que usou "laranjas" a fim de comprar veículos de comunicação em Alagoas. Desta vez, os advogados não querem se precipitar, apresentando documentos que venham a complicar ainda mais a vida de seu cliente.

Que fase! – Enquanto o pai se complica no Senado, Renan Calheiros Filho (PMDB), prefeito de Murici, pode perder a maioria na Câmara da cidade alagoana. Após ser exonerado do Programa Saúde da Família, Antônio Lourenço Neto (PMDB) abandonou a base aliada. Com isso, a oposição passou a contar com três dos sete vereadores, número mínimo para a criação de CPIs.

Publicidade

Passe no caixa – Amigos que prestigiaram o lançamento em Brasília do site de José Dirceu e do livro em defesa do ex-ministro se surpreenderam com as comandas distribuídas pelos garçons para anotação individual de comes e bebes. Um deputado lançou o slogan: "Na festa do Zé Dirceu, cada um paga o seu!".

Entre amigos – Davi Zaia (PPS), da base de José Serra (PSDB), vai relatar o "procedimento" aberto no Conselho de Ética da Assembléia que apura ligação do deputado estadual tucano Mauro Bragato com a máfia da CDHU.

Vistoria – CDHU e Crea-SP fecharam convênio para que o conselho de engenharia fiscalize novas obras da companhia de habitação, acusada de fraudes na gestão Alckmin.

Reprise – O PSDB faz hoje em São Paulo um seminário, coordenado por FHC, que reeditará o "fogo amigo" da era tucana. Na mesa estarão os "monetaristas" Pedro Malan e Gustavo Franco e os "desenvolvimentistas" José Roberto Afonso e Luiz Carlos Mendonça de Barros – este último recentemente convertido à facção adversária.

Como nuvem – Chegou à mesa do ministro do STF Carlos Ayres Britto queixa-crime de Paulo Maluf contra Marta Suplicy, que o chamou de "nefasto" na disputa de 2000. Em 2004, ele apoiou a petista.

Publicidade

TIROTEIO

* Do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) sobre a sabatina no Senado que aprovou, sem maior questionamento, o problemático Luiz Antônio Pagot, indicado pelo governador Blairo Maggi (PR-MT), para comandar o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes.

– O governo abriu a comporta das nomeações para aprovar a CPMF. E o Senado é co-responsável pelo que vier a acontecer no Dnit.