A primeira morte por dengue no Amazonas este ano foi confirmada na tarde de segunda-feira. Gisélia Ribeiro Bacelar, de 61 anos, morreu vítima de dengue grave, acompanhada de choque hipovolêmico (quando o coração é incapaz de fornecer sangue suficiente para o corpo), na última quinta-feira. No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) afastou o possibilidade de dengue tipo 4.
Gisélia faleceu no Pronto-socorro 28 de agosto, depois de ser transferida do município de Tefé com suspeita de dengue hemorrágica. O exame realizado pelo Laboratório de Saúde Pública com o sangue da paciente confirmou a presença do vírus da dengue.
Em 2010, o Amazonas registrou 4.182 casos de dengue. Desses, 2.585 ocorreram em 28 cidades do interior e 1.597 em Manaus. Mesmo com a oscilação do número de casos a cada ano, o Amazonas não registra epidemia desde 2001. Entretanto, ontem sete municípios do Estado - Humaitá, Codajás, Coari, Itacoatiara, Tefé, Barcelos e Lábrea - entraram para o grupo de alto risco de epidemia da doença.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora