Os estados da Amazônia Legal lideram com ampla margem a lista de ambientalistas, líderes comunitários e agricultores ameaçados de morte em meio a conflitos agrários publicada pela Comissão Pastoral da Terra. Na edição de 2010, divulgada em abril, a região teve 110 dos 125 casos levantados.
Pará (com 30 casos), Amazonas (30 casos) e Maranhão (27 casos) têm os números mais graves. O Acre é o único que não teve nenhum caso registrado pela CPT no ano passado.
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, anunciou nesta segunda-feira (30) que o governo vai avaliar a relação da comissão para tomar medidas contra a violência no campo.
O casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, assassinado a tiros na terça-feira (24) em Nova Ipixuna, no Pará, constava da lista. José Cláudio aparece na lista anual desde 2001.
Desde então, esteve citado ainda nos relatórios de 2001, 2002 e 2009. Nas listas de 2004, 2005 e 2010 constam o nome dele e de sua esposa. Adelino Ramos, assassinado no dia 27 de maio, em Vista Alegre do Abunã, Rondônia, constou da lista de ameaçados de 2008.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora