Há 20 dias, cidadãos de todas as cidades do Brasil têm à disposição um site na internet em que podem registrar problemas básicos observados nos municípios em que vivem. O projeto foi desenvolvido por três amigos de Rio Claro, no interior paulista, que atuam no setor de informática. O serviço está disponível também para as cidades do Paraná.

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O título do site não poderia ser mais adequado: Problema na Cidade (www.problemanacidade.com.br). Assim que acessa o portal, o cidadão deve selecionar o estado e a cidade sobre a qual vai postar sua reclamação. Os problemas podem ser classificados de acordo com quatro categorias: buracos, alagamentos, iluminação e segurança.

O próprio internauta marca no mapa virtual da cidade o ponto onde ocorre a questão e descreve a situação. Assim que as ocorrências forem sanadas, há um botão "problema resolvido" onde os internautas podem clicar e excluir a postagem do mapa.

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"O objetivo é que o público tenha um canal onde possa divulgar os problemas de sua comunidade, que ele possa reclamar até ser atendido", explica um dos idealizadores do projeto, Gabriel Duarte, formado em sistemas de informações e pós-graduado em banco de dados. "Pode ser mais um mecanismo para cobrar o poder público e agilizar soluções", avalia.

Em Curitiba, houve duas reclamações. Uma delas informa que pessoas estão entrando sem pagar a tarifa em ônibus do transporte coletivo, no bairro Uberaba. A outra postagem reclama da falta de sinalização no horário de pico, no Atuba.Ideia surgiu a partir de pneu furado

Há cerca de um mês, Gabriel Duarte ia de carro ao trabalho, quando um buraco estourou um dos pneus do veículo. Sem saber a quem reclamar, ele se reuniu com dois colegas e decidiram desenvolver o canal de reclamações. Por enquanto, o site se mantém por conta própria, sem patrocínios.

Os autores da iniciativa pensam em ampliar o projeto e desenvolver outros filtros. Por enquanto, o maior desafio é lidar com falsas denúncias ou com o uso indevido do site. "Chegaram a postar fotos de terceiros por meio do site. Por isso, temos que monitorar constantemente as reclamações", contou Duarte.