O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Moacyr Fadel (PMDB), tomou posse, na segunda-feira (7), cobrando maior investimento do estado em transporte escolar. A cerimônia de posse foi realizada na Assembléia Legislativa, com a presença do governador Roberto Requião (PMDB), do ex-governador Germano Rigotto (PMDB), além de prefeitos e deputados paranaenses.
Para o novo presidente da AMP, que é prefeito de Castro, os recursos destinados a cobrir gastos do transporte escolar estadual arcado pelos municípios precisam ser melhor distribuídos. Segundo Fadel, há municípios que recebem recursos com base na quantidade de alunos da rede estadual, mas gastam pouco com o transporte, já que a distância a ser percorrida é pequena. "Mudando os critérios as prefeituras vão receber pelo que realmente gastam", disse. A AMP pretende buscar uma fórmula ponderada para o cálculo dos repasses, que combine a quantidade de quilômetros rodados e o volume de alunos transportados.
Fadel afirma que a proximidade que tem com o governo do estado deve facilitar as negociações dos repasses. Segundo a assessoria da AMP, o presidente da entidade deve se reunir nos próximos dias com o secretário de Educação, Maurício Requião, para negociar a liberação de parte dos recursos do transporte escolar para este ano.
Durante a posse, o governador Requião não quis comentar as reivindicações sobre transporte escolar. Em seu discurso, preferiu recomendar que a AMP feche o foco de suas lutas nas discussões tributárias, dizendo que está na hora de se pensar no restabelecimento da possibilidade de investimento de estados e municípios, por meio de uma participação maior nas receitas da União.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora