Sete técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), estão desde a manhã de terça-feira (4) realizando uma inspeção nas instalações do aeroporto municipal Geraldo Guia de Aquino de Campo Mourão, na Região Centro-Oeste do estado.

CARREGANDO :)

Os técnicos permanecem até o final da tarde desta quarta-feira (5) quando devem elaborar um relatório com modificações necessárias. Na manhã de terça-feira, os técnicos além de repassar, aos funcionários do aeroporto, orientações das características da pista, sistema de drenagem, limpeza, pintura e iluminação, recolheram dados e fotografaram toda a estrutura aeroportuária. Uma equipe avaliou a pista e os possíveis obstáculos que podem interferir nas operações aéreas de pouso e decolagens do aeroporto. Os dados recolhidos pelos técnicos devem fazer parte de um relatório que será entregue, ao final da tarde desta quarta-feira, ao prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck (PMDB).

De acordo com o chefe de divisão aeroportuária da Anac, André Ficht, as inspeções acontecem a cada cinco anos em todos os aeroportos do país. "As vistorias são necessárias para avaliar a segurança aeroportuária. O relatório da inspeção vai avaliar o que tem de ser modificado ou não no aeroporto. Caso seja apontada alguma deficiência, o município terá um prazo para a readequação as normas internacionais que regem sobre os aeroportos".

Publicidade

O aeroporto de Campo Mourão está funcionando apenas durante o dia para pousos e decolagens. Os vôos noturnos foram suspensos por causa do roubo das lâmpadas da pista. "Todas as lâmpadas já foram repostas e a iluminação da pista será avaliada pelos técnicos da Anac", diz o secretário de planejamento, Munir Karim.