A Assessoria Jurídica da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure) criticou, em nota técnica, a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que restabeleceu o mandato do vereador Renato Freitas (PT), cassado após invadir uma igreja em Curitiba. Em nota, a Anajure disse que irá requerer ao STF o ingresso como amicus curiae no processo em tramitação no tribunal.
>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
Para a entidade, houve uso equivocado, por parte do ministro, de combate ao preconceito como justificativa para ignorar a quebra de decoro. “O que se questiona, no entanto, é como uma conduta que viola a liberdade religiosa pode ser tida como ‘manifestação legítima’”, diz a nota.
A Anajure reprovou ainda a forma como o ministro omitiu na sua análise a liberdade religiosa, um direito constitucional que deveria ser protegido pelo STF. “A impressão é de que houve uma opção pela preservação da liberdade de expressão em detrimento da liberdade religiosa”.
Em 5 de fevereiro, Freitas participou de uma invasão da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Curitiba, logo após uma missa. Dezenas de pessoas de seu grupo, com bandeiras do PT e do PCB, entraram à força no templo e começaram a gritar palavras como "racistas" e "fascistas", dirigidas aos católicos. Antes, o grupo atrapalhou a celebração com gritos na escadaria da Igreja, o que obrigou o padre Luiz Haas a rezar a liturgia às pressas.
“Na decisão monocrática proferida, entretanto, não houve destaque para essas consequências do ato. O que houve, de modo geral, foi a legitimação de protestos independentemente de seus impactos ao exercício de outros direitos fundamentais”,
A associação mencionou também o receio de que a liberdade religiosa seja negligenciada em outras decisões do tribunal. “Num cenário como esse, considerando a relevância de um pronunciamento do STF sobre a matéria, surge o receio de que outras atividades religiosas sejam prejudicadas e outros templos, invadidos sob a justificativa de que seria uma manifestação legítima da liberdade de expressão, a despeito de seu impacto sobre a liberdade religiosa”.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora