A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o aplicativo Anatel Consumidor para tablets e celulares, que vai permitir o registro de reclamações e consultas sobre o andamento das solicitações feitas à agência. O objetivo é aproximar o consumidor da agência e fortalecer sua autonomia na hora de reclamar dos serviços de telecomunicações. Das solicitações, 67% ainda são feitas por telefone, no call center, e 37% são pelo Fale Conosco na internet. As informações são da Agência Brasil.
As reclamações feitas pelo aplicativo terão a mesma atenção que as dos outros canais, que devem ser resolvidas em até cinco dias úteis pelas empresas questionadas. A Anatel não é o primeiro recurso do consumidor para solucionar seu problema: ele deve antes procurar a empresa que prestou o serviço.
Para registrar uma reclamação na Anatel, por qualquer um dos canais de atendimento, é necessário informar o protocolo do atendimento na empresa, comprovando que o consumidor buscou uma solução com o prestador do serviço. O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android, IOS e Windows Phone. A Anatel também tem o aplicativo Anatel Serviço Móvel, que disponibiliza informações sobre a prestação do serviço móvel em cada município do país.
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