• Carregando...

Uma pessoa inteligente e convincente, com quadros de doença crônica e recuperação praticamente impossível. Essas são características do perfil do andarilho José Airton Pontes, 49 anos, autor confesso dos assassinatos de Jéssica Morais de Oliveira, 8 anos, e Renato Renan Poronizak, 7 anos, ocorridos neste ano, no Paraná. Em depoimento, Pontes afirma ter cometido abuso contra, pelo menos, outras 28 crianças em diversas cidades do país.

Para a psicóloga do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), Eliane Bernardelli, Pontes pode sofrer de Transtorno de Personalidade Anti-Social. "A maneira com que ele lida com as pessoas podeira encaixá-lo nessa situação. É uma pessoa amoral, que não se submete à normas", conta. Indivíduos com esse perfil, segundo ela, enganam, mentem, utilizam nomes falsos e ludibriam outras pessoas para obter vantagens ou prazer. Além disso, são pessoas que não conseguem traçar planos para o futuro, não têm remorso e sentem-se indiferentes por ter ferido ou maltratado outras pessoas.

Segundo a psicóloga, pelo fato de Pontes estar há 30 anos violentando crianças, ele já se encontra em uma fase crônica da doença. "Ele vê isso como um desejo compulsivo e a questão moral não interessa mais para ele. Uma vítima a mais não faria diferença", explica. "Ele fala que comete os crimes por ser um impulso que não consegue conter", diz o delegado de Francisco Beltrão, Luís Rogério Ramos Sodré, que conduziu a operação em que o andarilho foi detido.

De acordo com o delegado, Pontes aparenta ser uma pessoa como qualquer outra. "Quem não o conhece não diz que ele pode estar envolvido com esse tipo de tendência". O andarilho percorreu 11 estados brasileiros apresentando-se como missionário e buscava ajuda com pastores evangélicos. "Para se identificar como religioso ele precisava ser extremamente convincente", afirma Eliane.

"Ele conseguia muita coisa dessa forma. Dinheiro, comida, abrigo. Tem gente que confiou nele a ponto de deixá-lo dormir em sua casa", revela Sodré. O andarilho está preso em Curitiba em lugar não divulgado, por medida de segurança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]