• Carregando...

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a transferência do controle societário da usina termelétrica a gás UEG Araucária, da norte-americana El Paso, para a Copel. A aprovação da agência era uma das condições necessárias para a compra da usina, que envolve recursos da ordem de US$ 190 milhões e soluciona uma pendência que dura quase três anos e meio.

Já aprovaram a negociação a Petrobras, sócia do empreendimento com 20% de participação e a gerência da matriz da El Paso. "O sinal verde da Aneel foi um passo importante para a concretização de um acordo que é benéfico sob vários aspectos", afirmou o presidente da Copel, Rubens Ghilardi à Agência Estadual de Notícias (AEN).

"Ele nos libera de um risco empresarial enorme e reduz o risco de captações futuras de recursos para financiar obras e investimentos, garante ao sistema elétrico a oferta de uma energia que o mercado consumidor precisará em 2008 e permite ao Estado e aos paranaenses evitar um gasto de R$ 3,5 bilhões, que é o valor total do contrato de compra de energia com duração de 20 anos que herdamos da gestão passada", completou.

Assembléia

O acordo definitivo que vai transferir o controle da Usina de Araucária para a Copel passa a depender agora somente da autorização da Assembléia Legislativa do Estado.

Os parlamentares aprovaram, na terça-feira, por 26 votos contra 6, requerimento da liderança do Governo determinando regime de urgência à tramitação do projeto de lei enviado pelo governador Roberto Requião, que autoriza a Copel a comprar toda a participação da El Paso na UEG Araucária tornando-se a controladora do empreendimento, com 80% das ações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]