Maus-tratos
Proteção passa a ser uma das funções dos fiscais
Anna Simas
A partir de agora, a proteção animal passa a ser oficialmente uma das áreas de atuação dos fiscais da prefeitura de Curitiba. Entre as tarefas estão o controle de denúncia contra maus-tratos, venda ilegal, comercialização e feiras de animais. A mudança foi feita por meio de um decreto assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, mas, na prática, é apenas uma questão burocrática, já que desde 2012, quando entrou em vigor a lei 13.908/2011 que proíbe os maus-tratos contra animais , existem profissionais atuando na área.
De lá para cá, a Rede de Proteção Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ganhou quatro ficais (foto), mas eles eram de outros departamentos como urbanismo, por exemplo e por isso não tinham treinamento específico para a função e recebiam gratificação de acordo com os riscos das áreas de origem, não com a função de proteção animal. A prefeitura recebe diariamente uma média de 20 denúncias de maus-tratos ou comércio ilegal e realiza 240 visitas por mês.
A partir de amanhã Curitiba passa a contar com uma opção mais acessível para o atendimento veterinário. A Faculdade Evangélica do Paraná inaugura o Hospital Veterinário Universitário, que deve atender animais de pessoas de baixa renda, além de convênio com a prefeitura de Curitiba.
O atendimento será feito pelos alunos de Medicina Veterinária da instituição e supervisionado por professores. De acordo com o coordenador do curso, Eros Luiz de Souza, cerca de 50 alunos devem passar pelo hospital por dia. "Ao todo, são 420 alunos que devem trabalhar em sistema de rodízio," afirma.
O novo espaço deve atender cerca de 2.800 animais por semestre. O hospital veterinário vai realizar todo tipo de atendimento clínico, cirúrgico, raio-x, ecografias e exames laboratoriais.
Para que o cidadão ter acesso ao serviço para seu animal de estimação é preciso comprovar a baixa renda. É necessário agendar a consulta pelo telefone (41) 3373-4056. O atendimento é feito por ordem de chegada. O hospital universitário também atenderá animais encaminhados pela prefeitura de Curitiba. "Temos um convênio com a Rede de Proteção Animal. Eles fazem a triagem e nós realizamos o atendimento", diz o coordenador. Nesse caso, o procedimento é pago pela prefeitura.
Serviço
Rua André Zanetti, 144, Vista Alegre. De 2ª a 6ª-feira, das 8 às 18 horas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora