| Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Maus-tratos

Proteção passa a ser uma das funções dos fiscais

Anna Simas

A partir de agora, a proteção animal passa a ser oficialmente uma das áreas de atuação dos fiscais da prefeitura de Curitiba. Entre as tarefas estão o controle de denúncia contra maus-tratos, venda ilegal, comercialização e feiras de animais. A mudança foi feita por meio de um decreto assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, mas, na prática, é apenas uma questão burocrática, já que desde 2012, quando entrou em vigor a lei 13.908/2011 – que proíbe os maus-tratos contra animais –, existem profissionais atuando na área.

De lá para cá, a Rede de Proteção Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ganhou quatro ficais (foto), mas eles eram de outros departamentos – como urbanismo, por exemplo – e por isso não tinham treinamento específico para a função e recebiam gratificação de acordo com os riscos das áreas de origem, não com a função de proteção animal. A prefeitura recebe diariamente uma média de 20 denúncias de maus-tratos ou comércio ilegal e realiza 240 visitas por mês.

CARREGANDO :)

A partir de amanhã Curitiba passa a contar com uma opção mais acessível para o atendimento veterinário. A Faculdade Evangélica do Paraná inaugura o Hospital Veterinário Universitário, que deve atender animais de pessoas de baixa renda, além de convênio com a prefeitura de Curitiba.

O atendimento será feito pelos alunos de Medicina Veterinária da instituição e supervisionado por professores. De acordo com o coordenador do curso, Eros Luiz de Souza, cerca de 50 alunos devem passar pelo hospital por dia. "Ao todo, são 420 alunos que devem trabalhar em sistema de rodízio," afirma.

Publicidade

O novo espaço deve atender cerca de 2.800 animais por semestre. O hospital veterinário vai realizar todo tipo de atendimento clínico, cirúrgico, raio-x, ecografias e exames laboratoriais.

Para que o cidadão ter acesso ao serviço para seu animal de estimação é preciso comprovar a baixa renda. É necessário agendar a consulta pelo telefone (41) 3373-4056. O atendimento é feito por ordem de chegada. O hospital universitário também atenderá animais encaminhados pela prefeitura de Curitiba. "Temos um convênio com a Rede de Proteção Animal. Eles fazem a triagem e nós realizamos o atendimento", diz o coordenador. Nesse caso, o procedimento é pago pela prefeitura.

Serviço

Rua André Zanetti, 144, Vista Alegre. De 2ª a 6ª-feira, das 8 às 18 horas.