Imagens mostram o perigo enfrentado pelos motoristas que passam na BR-376

CARREGANDO :)

Nas regiões Norte e Noroeste do estado, animais que invadem as pistas da BR-376 têm se tornado um grande problema para os motoristas. De acordo com o telejornal ParanáTV 1ª Edição, da RPC TV, a situação é tão séria que o Ministério Público Federal abriu um inquérito para apurar se os pecuaristas estão cuidando como deveriam das cercas das propriedades.

O assessor tributário Gilmar Araújo sofreu um acidente quando um cavalo saiu de uma estrada de terra e invadiu a pista por onde ele trafegava. Por sorte, ele só levou um susto e teve prejuízos com o carro.

Publicidade

Vídeos divulgados pela concessionária Viapar, que administra o trecho da BR-376 no Noroeste do estado, mostram o perigo enfrentado pelos motoristas quando os animais aparecem na pista. Em um flagrante registrado na rodovia perto da cidade de Nova Esperança, na região Norte, apesar da sinalização feita por funcionários da concessionária de que havia animais soltos na pista, um motorista ultrapassou uma fila de carros em um trecho de faixa contínua e quase bateu em outro veículo. Logo depois, o caminhão da concessionária chega para retirar os animais, que se assustam e cruzam a rodovia.

Quando os animais entram na pista, é preciso agir rapidamente para retirá-los. Para isso, algumas concessionárias estão treinando os funcionários que trabalham nas pistas para laçar os animais. Com a corda na mão, eles passam de agentes de tráfego a verdadeiros peões. Só em 2010, 29 animais foram retirados das pistas da região graças ao trabalho desses peões do asfalto, que evitam acidentes nas estradas.