A Anistia Internacional receberá na próxima sexta-feira o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Milícias da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), que pedirá o indiciamento de 226 pessoas, entre elas um deputado estadual, sete vereadores, 67 policiais militares, oito policiais civis, três bombeiros, dois agentes penitenciários e dois militares das Forças Armadas. A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio (OAB-RJ) assumirá o serviço do Disque-Milícia, criado durante a CPI, que recebeu cerca de 1,2 mil denúncias.
Ao fim dos trabalhos, os deputados reconheceram que o universo investigado é menor que a área dominada por paramilitares, cuja atuação avança para o interior do Estado. "Há uma responsabilidade nos últimos governos municipais e estadual pela omissão que permitiu o crescimento assustador deste fenômeno que ameaça o estado democrático de direito", acusou o presidente da CPI, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL).
O deputado cassado e ex-chefe de polícia Álvaro Lins é o primeiro da lista com pedido de indiciamento. O relatório recomenda a cassação do deputado estadual Natalino José Guimarães (DEM), e de seu irmão, o vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho (PMDB). A CPI também defende a cassação dos vereadores Nadinho de Rio das Pedras (DEM), André Ferreira da Silva (PR) - conhecido como "Deco" -, Geiso Turques (PDT) e Chiquinho Grandão (PTB).
A CPI não pediu o indiciamento do deputado estadual Jorge Babu (PT), acusado de envolvimento com milicianos. O relator Gilberto Palmares (PT) negou qualquer pressão e informou que a Corregedoria da Alerj acompanhará a investigação contra Babu no Ministério Público. A CPI pedirá que sejam indiciados ainda os vereadores eleitos Carminha Jerominho (DEM), que chegou a ser presa, e Cristiano Girão (PMN). A CPI também encaminhou ao Ministério Público Eleitoral as denúncias do Disque-Milícia contra o irmão de Babu, o vereador eleito Elton Babu (PT).
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora