Confusão
Briga generalizada termina com guardas feridos e depredação
Fernanda Trisotto
Durante a maior parte do Réveillon Fora de Época tudo transcorreu na maior paz, mas o final da festa foi marcado por uma confusão generalizada. Uma briga entre grupos de frequentadores habituais do Largo da Ordem e participantes do evento começou por volta das 2 horas da madrugada, próximo ao Memorial de Curitiba, e se espalhou pelo centro. De acordo com o diretor da Guarda Municipal, Claudio Frederico de Carvalho, os grupos rivais iniciaram uma briga e atiravam garrafas e outros objetos que estavam à mão. Para dispersar a confusão, a Guarda Municipal fez disparos de munição não-letal. Dois guardas tiveram ferimentos leves. Além da confusão, outros atos isolados de violência e vandalismo ocorreram. Ocorrências que eram rescaldo da primeira briga foram registradas até às 5 horas da manhã. Aconteceram depredações em estações-tubo, pichação, agressão e desordem, inclusive com brigas na Praça do Gaúcho. Cinco pessoas foram detidas. Na manhã de sábado, restava ainda o lixo deixado no Largo da Ordem e imediações.
Organizado pelas redes sociais, o Réveillon Fora de Época estreou no Largo da Ordem na noite da última sexta-feira, com a presença de 25 mil pessoas, de acordo com a estimativa da Guarda Municipal. A brincadeira surgiu em 2010, convidando os curitibanos para comemorar o início "efetivo" do ano, ironizando o fato de que no Brasil as atividades regulares só começam em março. Nos anos anteriores, o evento aconteceu na Praça da Espanha, mas gerou protestos por causa do barulho, bebedeira, sujeira e depredações. A prefeitura decidiu então colaborar com a organização, oferecendo banheiro químico, segurança, ambulância, orientação ao trânsito e limpeza, e promoveu a mudança do local de realização para o Largo da Ordem.
Uma queima de fogos que durou cinco minutos foi o ponto alto do evento. Não havia uma programação definida. O objetivo dos participantes era só confraternizar. As pessoas se aglomeravam no trecho entre a Igreja do Largo e o Palácio Garibaldi. A concentração teve início por volta das 19h. Após a meia-noite, o público já começou a dispersar.
Cerca de mil pessoas insistiram em se concentrar na Praça da Espanha para comemorar o Réveillon Fora de Época.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora