• Carregando...

32 hospitais públicos do PR são habilitados a retirar próteses mamárias PIP e Rofil

Trinta e dois hospitais públicos do Paraná estão habilitados a fazer retirada das próteses mamárias de silicone das marcas Poly Implant Prothese (PIP) e Rofil. As duas eram fabricadas com silicone impróprio para uso médico e tiveram o registro cancelado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Esses hospitais foram incluídos em uma lista divulgada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (23), da qual fazem parte 371 hospitais públicos de todo o país.

Leia matéria completa.

O Diário Oficial da União publica na edição de nesta terça-feira (24) a súmula normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que obriga os planos de saúde a cobrir o valor das próteses em implantes mamários feitos com as marcas PIP e Rofil. Até então, os planos de saúde eram obrigados a arcar apenas com o procedimento de substituição, sem a inclusão dos gastos com as próteses de silicone.

De acordo com a súmula da ANS, a orientação contempla todos os beneficiários de planos saúde, com exceção dos que têm planos antigos, com cláusula expressa de exclusão da cobertura de próteses.

O Ministério da Saúde entendeu que o procedimento cirúrgico de troca das próteses mencionadas é considerado reparador e não estético, uma vez que a ruptura da prótese e extravasamento do silicone causam processo de inflamação, com dor, inchaço e deformidade local.

De acordo com o Ministério da Saúde, os procedimentos assegurados serão prestados na rede credenciada, cooperada ou referenciada das operadoras de planos de saúde. Os critérios de acesso à rede assistencial serão definidos pelas operadoras.

Em casos de descumprimento, as operadoras poderão ser punidas com multas no valor de R$ 80 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]