Morreu na madrugada desta quarta-feira (17) o ex-comandante geral da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) Anselmo José de Oliveira, 47 anos. O coronel atuou no governo Roberto Requião (PMDB) como chefe da Casa Militar de 2003 a 2008 e como comandante da PM de abril de 2008 a outubro de 2009, mesmo ano em que se aposentou do serviço militar. Ele tratava um tumor maligno cerebral há cerca de quatro anos e faleceu em casa ao amanhecer.
Atualmente, Oliveira coordenava o escritório do senador Roberto Requião (PMDB) no Paraná. Em nota, o político disse que recebeu com tristeza a notícia do falecimento. "Meu amigo e meu irmão, grande comandante da PMPR. Exemplo de correção e decência", diz o documento.
A nota cita ainda o fato de Oliveira não ter usado a farda oficial para a cerimônia de posse do Comando da Polícia Militar, em 2008, para demonstrar que tinha como foco o policiamento voltado ao cidadão. "Anselmo vestia o mesmo uniforme usado pelos policiais militares que atuam no policiamento preventivo e ostensivo diariamente."
A assessoria de Requião informou ainda que Oliveira idealizou projetos como a Patrulha Escolar e o Bombeiro Comunitário. Ele também foi o responsável pela Operação Escudo no Paraná, que realizou apreensões e reforçou o policiamento em todo o estado.
Luiz Fernando Delazari, que era secretário de Segurança quando Oliveira foi comandante da PM, também se pronunciou sobre o assunto na mesma nota. "Tinha na lealdade a sua principal característica. Nunca abandonou seus ideais e seus companheiros. A sua luta contra a doença foi digna, pois nunca se queixou nem se lamentou, somente lutou pela vida", citou o ex-secretário.
Iniciativas na segurança pública
Em nota, a Polícia Militar destacou a relevância dos serviços de Oliveira na segurança comunitária, no combate às drogas e na capacitação de novos profissionais da polícia. Quatro projetos de segurança pública criados pelo ex-comandante enquanto esteve à frente da corporação: a Força Samurai, a Força Alfa, o Proavante e o Segurança Social.
Força Samurai e Força Alfa foram organizações criadas para combater o tráfico de drogas no Paraná. Enquanto a primeira foi desenvolvida como uma força de inteligência para identificar traficantes e realizar apreensões em todo o estado, a segunda fica situada em Guaíra, próxima à fronteira com o Paraguai e a Argentina, e auxilia no combate ao narcotráfico internacional.
O Proavante foi um curso de capacitação criado para aprimorar o treinamento dos policiais militares do Estado. E o Segurança Social, por fim, foi um projeto criado por Oliveira com a intenção de incluir entidades da sociedade civil organizada no policiamento de bairros comunidades marcadas por problemas de segurança.
Velório e sepultamento
O velório acontece nesta quarta-feira (17), na Associação da Vila Militar, na Rua Santo Antonio, número 100, bairro Rebouças.
O sepultamento está marcado para as 10 horas desta quinta-feira (18), no Cemitério Jardim da Saudade, do bairro Portão.
Lula está acordado e passa bem sem sequelas após cirurgia cerebral de emergência
Confira os detalhes do que houve com Lula e o estado de saúde após a cirurgia; acompanhe o Entrelinhas
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta
Prêmio à tirania: quando Lula condecorou o “carniceiro” Bashar al-Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora