Uma falha no sistema de antivírus da empresa McAfee travou milhares de computadores mundo afora ontem. Segundo informações liberadas pela própria empresa, uma das maiores no ramo de software de segurança corporativa, o programa sofreu uma atualização errada e, a partir daí, passou a considerar um arquivo do próprio sistema operacional Windows como se fosse um vírus. Ao isolar o arquivo, o antivírus acabava travando a máquina.
A companhia publicou ainda ontem uma atualização que corrige o erro. De acordo com a McAfee, foram afetados apenas usuários que rodam suas máquinas com Windows XP e com a atualização Service Pack 3. Até o fechamento desta edição, não havia ainda uma estimativa exata de quantas pessoas haviam sido afetadas pelo problema, mas especulava-se que seriam dezenas de milhares.
De acordo com o site do jornal The New York Times, nos Estados Unidos a falha no antivírus chegou a ser responsável pelo cancelamento de cirurgias e por problemas com a polícia. No estado de Rhode Island, um terço dos hospitais teria tido problemas. Cirurgias eletivas foram canceladas. No Brasil, empresas também sofreram com o problema, inclusive no Paraná.
A McAfee diz que está estudando a origem do problema e afirmou que está trabalhando para que a falha não se repita.