Brasília O "paranaense" da moda no cenário nacional não é político, artista ou jogador de futebol. Nascido em Fortaleza (CE), o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, foi criado em Curitiba, onde fez carreira e com a qual mantém o vínculo. A notoriedade surgiu graças à independência em relação ao presidente Lula, responsável pela sua nomeação, em 2005.
Além de ter ido contra o PT ao encaminhar a denúncia contra os 40 acusados de envolvimento no mensalão, no ano passado, ele garantiu a abertura da CPI do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados. A comissão tem provocado os piores estragos contra o governo neste ano. A postura valeu a fama de inimigo de José Dirceu e, por outro lado, a admiração entre governistas e oposicionistas.
"Ele tem feito um grande trabalho, não é um engavetador", diz o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), um dos principais críticos à gestão Lula no Congresso. Há dois meses, ele foi sabatinado e aprovado por unanimidade no Senado para mais um biênio (2007/2008) na Procuradoria-Geral da República.
No texto da denúncia encaminhada ao STF, disse que o mensalão envolve uma "sofisticada organização criminosa". O "Bando dos 40", como ficou conhecido na mídia, teria sido estruturado "para a prática de crimes como peculato (uso de cargo público para obtenção de vantagens), lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta, além das mais diversas formas de fraudes".
Anteontem, Antônio Fernando reforçou a tese de que o processo penal deve ser aberto, justificando que "a cada afirmação há uma referência probatória específica". Ele terá a oportunidade de defender essa tese durante as sessões desta semana no STF.
Atleticano
Antônio Fernando tem 59 anos e é bacharel em Direiro pela Universidade Federal do Paraná, onde também cursou o mestrado em Direito Público durante a década de 80. Foi chefe da procuradoria-geral da República no Paraná entre 1985 e 1989. Costuma passar as férias na casa que tem em Guaratuba com a esposa e os três filhos. Quando está em Curitiba, é visto quase sempre em jogos do Atlético na Arena da Baixada.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião