A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a dosagem de 300 miligramas de fumarato de tenofovir desoproxila para o tratamento da hepatite B crônica em adultos. A resolução está no Diário Oficial da União desta terça-feira (27).
O pedido para que o medicamento - utilizado no tratamento de pacientes com a aids - pudesse ser destinado também a doentes hepáticos foi feito Anvisa pelo próprio Ministério da Saúde, diante da demora do fabricante em pedir a autorização do uso para esse fim. Segundo a Anvisa, é a primeira vez que esse pedido parte do próprio ministério.
O fumarato de tenofovir desoproxila já é utilizado nos países da União Europeia e nos Estados Unidos nos casos de hepatite. No Brasil, até então, o uso estava restrito ao tratamento da aids. A previsão é de que pelo menos 2,5 mil pessoas com hepatite recebam a indicação do uso desse medicamento, já no primeiro ano.
O emprego do fumarato de tenofovir, entre outros medicamentos, além de novas opções de tratamento da hepatite serão anunciadas pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Para a Anvisa, a distribuição gratuita desses medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) representa um avanço.