Alimentos industrializados terão de estampar informações sobre a presença de lactose em seus rótulos, principal açúcar presente no leite. A nova regra, aprovada na terça-feira (31) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), começa a vigorar em dois anos. Serão três tipos de rotulagem: zero lactose, baixo teor e contém lactose.
A declaração da presença dessa substância será obrigatória para todo alimento que tenha em sua composição mais de 0,1% do açúcar. A regra vale para bebida, ingredientes, aditivos alimentares ou qualquer outro produto usado na indústria alimentícia.
O limite dado para que as empresas informem nos rótulos a presença de lactose tem como ponto de partida a experiência de países como Alemanha e Hungria. “A regra permite maior transparência, dá instrumentos para que a pessoa saiba o que está comprando, possa fazer escolhas”, afirmou o diretor presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, sobre a nova rotulagem.
O prazo estabelecido para a informação sobre lactose em rótulos de alimentos que contenham o açúcar é superior ao que a Anvisa concedeu para a indústria no caso de produtos alergênicos. Fabricantes de alimentos também foram obrigados a informar nas embalagens a presença das principais substâncias associadas a alergias. O prazo concedido para essa mudança foi de um ano.
Barbosa afirma que o prazo maior concedido no caso da intolerância à lactose tem duas razões. Para atender ao novo regulamento, a indústria terá de fazer testes que vão estabelecer em que categoria o alimento se encaixa. Além disso, disse o diretor, no caso de alergias, as providências tinham de ser mais urgentes. “A alergia pode levar a graves problemas de saúde, até a morte”, observou. A intolerância, embora também seja prejudicial, traz menos riscos.
A intolerância à lactose é um reflexo da redução de uma enzima no organismo, encarregada de processar o nutriente. A prevalência e a idade da manifestação da intolerância variam de acordo com o grupo étnico. Os principais sintomas do problema são dor abdominal, distensão, diarreia e náusea.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora